Os maleficios das drogas e seus tratamentos


A dependência química é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela pode ser definida como a dependência que uma pessoa desenvolve em uma substância psicoativa que consegue alterar o seu comportamento. Apesar de em nossa sociedade o termo ser mais comumente relacionado a drogas como a cocaína, o crack e a maconha, a dependência química também está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e medicamentos, inclusive os calmantes .

A dependência pode ser observada quando o indivíduo começa a se tornar incapaz de resistir à vontade de utilizar a substância. Por isso, é importante observar que existem diversos níveis de dependência e nem sempre é preciso que o usuário tenha o seu comportamento totalmente alterado com a substância ou que ele seja capaz de cometer transgressões para conseguir a droga.

O tratamento da dependência química pode ser feito por meio de diversas abordagens, como terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar, terapia ocupacional, entre outras. A desintoxicação é apenas uma das fases do tratamento para dependência química. Essa etapa é considerada a mais crítica, pois o paciente recebe assistência médica durante um determinado período de tempo — geralmente 24 horas — para a eliminação das drogas do seu organismo 2. O acompanhamento psicológico é importante durante qualquer tipo de tratamento para a dependência química. Medicamentos também podem compor o tratamento para dependentes químicos. A internação pode ser necessária em casos mais graves.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *